Tradicionalmente, a entrada do horário eleitoral gratuito na grade de programação
é uma verdadeira pedra no sapato das emissoras brasileiras,
principalmente por conta da migração de público para a TV durante a
exibição da propaganda política. Mas, este ano, particularmente, um
fenômeno curioso vem ocorrendo, tendo como protagonista um dos programas
de audiência mais consolidada da televisão aberta: o 'Jornal Nacional'.
De
janeiro a agosto de 2012, a média do Ibope do jornalístico foi de 30
pontos, enquanto, com a chegada do horário político (e a consequente
antecipação do 'JN' para as 20h e sua diminuição de tempo no ar), a
atração tem uma média geral de 24 pontos (entre 21 de agosto e 25 de
setembro).
Essa perda de telespectadores se dá, a princípio, pela concorrência com 'Carrossel', novela
do SBT que vem incomodando a concorrência como há muito não se via.
Mas, além da presença da trama juvenil, o 'JN' vem obtendo índices
inclusive menores que a própria propaganda política gratuita exibida na
Globo, que tem média de 24,9 pontos (até o dia 25 de setembro).
A presença de 'Carrossel' até explica a perda de audiência do 'Jornal
Nacional', mas os índices superiores do horário eleitoral despertam a
seguinte curiosidade: o telespectador está mudando de canal durante o
'JN' e voltando à Globo durante o programa dos candidatos às eleições?
Fonte: Jornal do Brasil
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