Pages

domingo, 20 de maio de 2012

'Carrossel': ator conta ao SRZD como é trabalhar com elenco infantil

A novela "Carrossel" estreia na próxima segunda-feira com elenco principal de crianças. Maioria dos personagens adultos é secundária e SRZD quis saber do ator Ithamar Lembo, que faz papel de Germano Ayala (pai do aluno Mario) sobre trabalho com elenco e seu personagem.
Foto: Lourival Ribeiro/SBTSRZD - Como é trabalhar em elenco com tantas crianças?
Ithamar Lembo - Na verdade, a primeira vez que eu gravei com muitas crianças foi essa semana que passou, uma festa na escola, mas posso dizer que essa primeira experiência foi bem "intensa" (risos). Deu para comprovar que quando os diretores falam que é uma "coisa de louco", é mesmo! Mas também é gratificante, porque todos são talentosos, esforçados, adoram o que fazem e você percebe que estão dando tudo que podem para fazer seu trabalho. Na verdade, trabalham mais que o elenco adulto, porque a novela é delas e para elas, né? É uma experiência nova para mim um trabalho infantil. Está sendo bem legal, principalmente gravar com meu filho (Mario Ayala, personagem de Gustavo Daneluz), que é uma criança, mas no talento, na simpatia, no coleguismo é gente grande. O moleque é fera e, além da novela, já apresentou programas, está no elenco do musical "Família Adams" e eu acho até que é parecido um pouco comigo. E a minha filha (Diana Ayala), que ainda é bebê, mas muito linda.
SRZD - Nos conte um pouco de seu personagem.
Ithamar Lembo - Eu faço Germano Ayala, pai do Mário. Germano é um cara simples, de poucos recursos, batalhador que ficou viúvo muito cedo e sofre muito com essa perda e, principalmente, com o sofrimento do filho sentindo a falta da mãe. Casa-se de novo e arruma mais uma coisa para causar sofrimento, já que seu filho e sua mulher não se dão de jeito nenhum. Ele quer o melhor para o filho, mas tem dificuldade de lidar com a situação, não consegue controlar a mulher, nem as atitudes do filho, principalmente porque trabalha demais para conseguir sustentar a família, que já é uma preocupação difícil de lidar. Mas a Escola Mundial e a professora Helena, aos poucos, vão colaborar para que essa família tenha uma convivência mais harmoniosa. Ah, e o Rabito, o cachorro da família, também vai fazer parte dessa mudança.
SRZD - Como foi a construção de seu personagem? Viu cenas da novela mexicana para alguma característica do Germano ou preferiu não assistir?
Ithamar Lembo - A construção foi tranquila, meio natural de acordo com o perfil do personagem e à medida que ia recebendo os capítulos. Como novela é uma coisa mais naturalista e meu personagem não tem uma característica marcante, diferente, você começa a gravar meio com a sensibilidade, vai se afinando com os parceiros, principalmente com minha mulher, feita pela atriz Nábia Vilela, e com o Gustavo Daneluz, que faz meu filho. Os diretores também vão orientando e o personagem vai surgindo naturalmente. Eu não assisti a nada da novela mexicana. Eu sei do sucesso que a novela fez, mas não assisti e não quero conhecer a história antes. Prefiro ir vivendo a trama sem conhecê-la. E quando você vê alguém fazendo, existe o risco de ser contaminado por aquilo, mesmo que inconsciente, e eu não acho legal, porque o estilo mexicano de interpretar é muito diferente do nosso. Achei melhor confiar no meu feeling e fazer do meu jeito.


Foto: Lourival Ribeiro/SBTSRZD - Há quanto tempo você é ator e como passa sua experiência para as crianças?
Ithamar Lembo - Meu primeiro trabalho profissional, eu era mais novo que essas crianças da novela, lá se vão bem mais de 30 anos. Eu não tenho uma preocupação de passar alguma experiência para as crianças. Primeiro porque elas são muito bem orientadas pelos diretores, que são excelentes, principalmente o Roberto Menezes que é o "herói" que mais encara as feras. Segundo porque eu gravo muito pouco com elas, então não existe muito essa possibilidade. E terceiro porque elas gravam muito com Ilana Kaplan, Noemi Marinho, Henrique Stroeter, Fernando Beniniou, então eles estão muito bem assessorados pela direção e por artistas mais talentosos e experientes que eu. O que eu sempre procuro fazer é ajudar o Gustavo (Daneluz), que faz meu filho Mário. Aí sim, sempre que possível eu dou um toque, dou uma sugestão aqui outra ali, quando a gente está batendo um texto.

0 comentários:

Postar um comentário